Saiba as
últimas notícias



Linces-ibéricos

libertados no Alentejo

Paprika e Puntilla, duas fêmeas de lince-ibérico, de onze meses de idade, já andam à solta no Alentejo.   As duas novas moradoras dos montes alentejanos tinham chegado uma do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro em Silves e outra do Centro La Granadilla, em Espanha. As duas fêmeas fazem parte do projeto de “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal”, coordenado em território portugu& (...)

22 Fevereiro 2019

Orangotango albino

Alba, o único orangotango albino conhecido no mundo, foi devolvido à natureza depois de um processo de recuperação e adaptação ao habitat natural.

O abutre-preto espanhol

Foi devolvido à natureza o abutre-preto juvenil espanhol que foi encontrado esfomeado na zona de Coimbra. A devolução do juvenil foi feita na Reserva Natural da Serra da Malcata, no Sabugal.

O abutre-preto

O CERVAS acolheu um abutre-preto juvenil (Aegupius monachus) que chegou de Espanha esfomeado. 

Cegonhas

Duas cegonhas-brancas foram devolvidas à natureza na escola EB 1, 2 de Soure, pelo CERVAS. Ambas as aves tinham sofrido acidentes, provavelmente de colisão contra estruturas, durante a tempestade Leslie. 

“Plasticus Maritimus”

O plástico, “Plasticus Maritimus”, a nova espécie invasora que toma posse dos nossos oceanos, é cada vez uma maior ameaça para a biodiversidade e para a vida marinha. 

Morcego-hortelão-escuro

O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (RIAS) recebeu pela primeira vez em novembro um morcego-hortelão-escuro para reabilitação.

A arca de Noé

A arca de Noé dos tempos modernos atracou em Lisboa no dia 28 de novembro. Nesta arca, podemos ver mais de uma centena de fotografias de animais em cativeiro, muitos deles em vias de extinção.

A águia- d ’asa-redonda

Durante uma ação do Heróis de Toda a Espécie foi feita a devolução à natureza de uma águia-d ‘asa-redonda, no Carriço, Pombal.

Cabras e ovelhas

O projeto ‘Gado Sapador', da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, do Fundão, foi o vencedor da quinta edição do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado ao tema da preservação do património natural.

As ferramentas

Com os seus bicos, as catatuas constroem ferramentas que lhes permitem alcançar a melhor comida possível.

Espécies de água doce

Peixes, bivalves e crustáceos, provenientes de locais remotos da Ásia ou América, chegam a Portugal cada vez em mais larga escala, criando uma invasão dos ecossistemas.

45 andorinhões

80 dos 45 andorinhões que ingressaram o CERVAS nos últimos meses foram devolvidos à natureza. Este é um dos grupos de aves mais representado no total de ingressos no centro, com uma tendência de aumento progressivo nos últimos anos.

Mamíferos em perigo

Inúmeras espécies de mamíferos estão em perigo de enfrentar a extinção, nos próximos 50 anos, se nada for feito para a sua conservação.

Jovens grifos

Três jovens grifos foram devolvidos à natureza em Pinhel e no Sabugal, tendo esta última devolução acontecido durante a comemoração do aniversário da Reserva Natural da Serra da Malcata.

Águia volta à natureza

No Dia Mundial do Animal, uma águia calçada foi devolvida à natureza, na zona do Parque Biológico de Vinhais.

Jardins Escolinhas

Está a decorrer até ao final do mês o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, um projeto pioneiro em toda a Península Ibérica e uma referência a nível internacional no que diz respeito ao ecoturismo e à sustentabilidade, que conta com o apoio da REN - Redes Energéticas Nacionais.

LIFE LINES

A REN – Redes Energéticas Nacionais assinou um protocolo com a Universidade de Évora (UE) para o estudo e conservação de comunidades de animais debaixo das linhas de transporte de energia. 

Invasão da Vespa Asiática

A vespa Asiática, também conhecida como vespa velutina, é uma espécie invasora presente em Portugal que está a ameaçar a vida selvagem e que terá consequências económicas para o país.

Alunos em projeto

“A minha praia” junta alunos da Escola Básica 1º Ciclo de Santa Luzia, em Tavira, para a limpeza da Praia do Barril. 

Lagos nas matas nacionais

Uma solução oferecida por peritos de Ambiente sugere a criação de charcos permanentes (mesmo que artificiais), em locais das matas menos arborizados, para dificultar a propagação das chamas. 

Oliveiras portuguesas

Sabias que uma oliveira, mesmo com milhares de anos de vida, continua a produzir azeite de grande qualidade como se fosse ainda jovem? Em Portugal, um país tipicamente com muitas árvores desta espécie, existem centenas de oliveiras centenárias.

Águia-calçada juvenil

Foi em Barril do Alva, no concelho de Arganil, que uma jovem águia-calçada foi devolvida à natureza na presença de dezenas de pessoas.

Heróis de Toda a Espécie

É já no próximo dia 11 de outubro, às 14h30, que o "Heróis de Toda a Espécie", estará presente na 11ª edição do Greenfest, na Fiartil.

REN integra Projeto Nacional

A REN - Redes Energéticas Nacionais, juntou-se a várias empresas e universidades nacionais para fundar a associação ForestWise, que dará origem ao Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo.

Mochos d'orelhas

Foram devolvidos à Natureza, em Gouveia e Vila Nova de Tazem, oito mochos d'orelhas juvenis após recuperação no centro do CERVAS.

Golfinhos fazem visita

Uma família de vários golfinhos-comum (delphinus delphis) foi avistada em Esposende.

O Regresso dos Meros

Quatro meros foram libertados junto aos ilhotes do Martinhal, em Sagres. A ação foi promovida pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS), em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com o intuito de sensibilizar o público para a necessidade de proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico das espécies.

O Cuco-rabilongo

Um cuco-rabilongo (Clamator glandarius) foi devolvido à natureza depois de ter sido encontrado por uma pessoa no jardim da sua casa, em São Pedro do Sul.

A Família de Ouriços

Foram devolvidos à natureza quatro ouriços-cacheiros (Erinaceus europaeus) em Nespereira Alta, São Pedro do Sul.

Restauro ecológico

A Câmara Municipal de Matosinhos iniciou um projeto de recuperação ecológica do vale do Rio Leça.

Um agradável

Em plena época de reprodução, foi observado um casal de águias desta espécie em Serpa.

Um visitante

Um flamingo (Phoenicopterus roseus) foi avistado no Sapal de São Lourenço, na margem sul do Rio Lima, em Viana do Castelo.

O bufo-real

Um bufo-real (Bubo bubo) foi encontrado na Guarda, no miradouro do Mocho Real. Esta ave de rapina noturna tinha entrado para um café na aldeia de Cavadoude, no concelho da Guarda, tendo sido de imediato recolhida pelos proprietários do espaço que a encaminharam para o CERVAS através do SEPNA/GNR da Guarda.

As andorinhas

Um bando de 12 andorinhas-dos-beirais (Delichon urbicum) foi devolvido à natureza. As aves ingressaram no CERVAS em simultâneo após a destruição dos seus ninhos. Esta situação ainda ocorre com alguma frequência um pouco por todo o país, embora seja ilegal destruir os ninhos das andorinhas durante a sua época de reprodução.

O Tartaranhão

Um tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) foi encontrado preso em redes por técnicos do Núcleo Museológico do Sal (NMS), na Figueira da Foz.

A ave de rapina que come vespas

No dia 3 de junho de 2018, foi devolvido à Natureza um bútio-vespeiro (Pernis apivorus) em Freixo da Serra, Gouveia.

1ª cria de coruja-do-mato do ano

No dia 31 de maio foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) na Escola Superior Agrária de Coimbra. Esta ação foi integrada nas atividades de uma festa de aniversário nas instalações da Associação Nacional dos Animadores Sociais (ANAS), a convite do aniversariante e da sua família, padrinhos de vários animais em recuperação no CERVAS.

Centenas de voluntários limpam

Centenas de voluntários da Universidade Europeia e do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) limparam o Parque Eólico de Penela, no distrito de Coimbra, em maio, numa ação de prevenção de incêndios no centro do país.

Os primeiros andorinhões de 2018

Em abril de 2018 começaram a ingressar no CERVAS os primeiros andorinhões-pálidos (Apus pallidus) e andorinhões-pretos (Apus apus). Estas espécies de aves migratórias chegam de África no início da primavera para se reproduzir no nosso país e representam uma parte importante dos ingressos de animais no CERVAS.

Um ouriço-cacheiro

Um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) foi devolvido à natureza, na Mata da Cerca em Gouveia, no dia 19 de abril.

Carvalho ibérico mais antigo

O Carvalho de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, classificado de interesse público, é considerado o mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais velho da Europa.

Um coelho-bravo

Foi devolvido à Natureza, no dia 19 de abril, um coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) numa quinta da aldeia de Arcozelo da Serra em Gouveia.

Movimento de cidadãos cria

A “Aliança pela Floresta Autóctone” nasceu depois dos grandes incêndios que assolaram Portugal em 2016 e 2017, e promete lutar pelo regresso da floresta natural do território português.

Pinhal de Leiria já recebeu

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e centenas de voluntários já plantaram mais de 500 mil árvores em ações de reflorestação da Mata Nacional de Leiria, cujo pinhal ardeu em outubro de 2017.

Sobreiro português eleito

O Sobreiro Assobiador de Águas de Moura, no município de Palmela, foi o vencedor, com 26.606 votos, do concurso europeu da árvore do ano de 2018.

Projeto “Animais de A a Z”

A Associação de Animais de Braga Abandoned Pets e a AGERE iniciaram a implementação do projeto educativo “Animais de A a Z”, em escolas do 1º ciclo e jardins de infância.

Uma gaivota

Foi devolvida à Natureza, no dia 27 de março em Aveiro, uma gaivota-tridáctila (Rissa tridactyla). Esta é uma espécie de ave marinha, invernante e migradora de passagem, difícil de observar junto à costa, mas comum em alto mar.

Escolas de Pedrógão Grande

A REN, em parceria com a Unidade de Missão para a Valorização do Interior, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande e a Quercus, e sob o lema "Juntos Plantamos o Amanhã", selecionou uma zona pequena delimitada que permitiu a plantação de medronheiro, pelos 150 alunos do 2º e 3º ciclo das escolas do concelho, no dia 13 de abril.

Boticas recebeu 1350 árvores

O município de Boticas, em Vila Real, recebeu 1350 árvores de diferentes espécies, resultado das candidaturas apresentadas ao programa “Floresta Comum”.

Seis municípios vão calcular

Almada, Bragança, Castelo Branco, Guimarães, Lagoa e Vila Nova de Gaia estão a participar no projeto de três anos, promovido pela associação ambientalista Zero, com o nome “Pegada Ecológica dos Municípios Sustentáveis”. No fim, qualquer morador dos seis municípios poderá calcular a sua pegada ecológica.

Um milhafre

Um milhafre-preto (Milvus migrans) foi devolvido à Natureza no dia 21 de março em Celorico da Beira, distrito da Guarda, numa ação promovida pelo Município local, para celebração do Dia da Floresta, na qual estiveram presentes cerca de 300 pessoas, maioritariamente crianças e professores, mas também representantes de várias entidades da região.

Parque Peneda Gerês inicia

A freguesia de Cabreiro, no Parque Nacional da Peneda Gerês, vai receber este mês a primeira ação de uma campanha nacional de reflorestação lançada pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com a Quercus.

Projeto 80 promove reciclagem

O distrito de Braga recebeu o Projeto 80 na Escola Secundária de Vila Verde e na Escola Secundária Sá de Miranda, e o distrito de Viana do Castelo na Escola Secundária de Monserrate e na Escola Secundária de Agra e Lima, para promover a cidadania ativar e a consciência ambiental junto de jovens entre os 13 e os 18 anos.

Uma andorinha presa

Foi devolvida à Natureza, no dia 10 de fevereiro, uma andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris) em Gouveia. Esta ação decorreu durante um evento em que o CERVAS participou entre 9 e 13 do mesmo mês, a ExpoSerra 2018.

Paredes de Coura inicia ação

O concelho de Paredes de Coura é o primeiro município português a iniciar um projeto de valorização do território, baseado na remuneração de serviços de ecossistemas.

Linces-ibéricos libertados

Serpa recebeu os seus primeiros dois linces-ibéricos, libertados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que vão reforçar a população selvagem a viver já no Parque Natural do Vale do Guadiana.

Marco de Canaveses integra

Marco de Canaveses foi um dos 27 municípios portugueses que aderiu ao projeto “Rota pela Floresta”, do programa Eco-Escolas.

Defesa dos amieiros

O Life Fluvial é um projeto com entidades portuguesas e espanholas, financiado pelo programa LIFE da União Europeia (UE), que tem como principal objetivo a preservação dos amieiros da Área Protegida de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Abertura da Lagoa de Santo André

A abertura da Lagoa de Santo André ao mar este ano está agendada para o dia 28 de março.

“Heróis de Toda a Espécie”

Cerca de 240 alunos, de 11 escolas do concelho do Marco de Canaveses, participaram, no dia 7 de março, em mais uma iniciativa do Heróis de Toda a Espécie. Uma iniciativa da REN – Redes Energéticas Nacionais, em parceria com os Ministérios da Educação e do Ambiente, que conta ainda com o apoio técnico da Quercus.

Quercus promove ação nacional

Em janeiro de 2018, a Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza lançou uma ação, que se desenvolve ao longe dos 12 meses do ano, que pretende chamar a atenção para 12 problemas ambientais que ocorrem em Portugal.

Fafe e Braga utilizam mais

Fafe e Braga são as cidades que mais utilizam energia elétrica de fontes renováveis em Portugal.

Um açor foi o animal nº 2000

Foi devolvido à Natureza, no dia 1 de fevereiro, um açor (Accipiter gentilis) em Gouveia. Esta ave de rapina diurna tinha sido encontrada dentro de um aviário industrial, uma unidade de produção de frangos, para onde tinha entrado.

Escuteiros recebem 100 carvalhos

Um agrupamento de escuteiros de Monção vai receber cerca de 100 carvalhos de uma empresa de produção de papel para reflorestar uma área do concelho afetada pelos incêndios de outubro de 2017.

Almada cria grupo de voluntários

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada está a criar entre fevereiro e março um Corpo Permanente de Voluntários de Proteção Civil para ajudar a vigiar a floresta e apoiar em situações de catástrofe.

Ajudanimal quer Pombal

A Associação de Defesa dos Animais de Pombal – Ajudanimal quer tornar a cidade numa referência na defesa dos animais.

Gaivota devolvida à Natureza

Há 6 anos, em janeiro de 2012, foi devolvida à Natureza uma gaivota-d´asa-escura (Larus fuscus), em Aveiro, depois de um processo de recuperação no CERVAS. Esta ave tinha partido uma das patas e o seu tratamento demorou cerca de 3 meses.

Limpeza da floresta

Está a decorrer uma série de ações de sensibilização junto da população de Amares para a limpeza de terrenos florestais, organizada pela Câmara Municipal de Amares, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Amares, as Juntas de Freguesia, a GNR e o SEPNA - Serviço de Proteção da Natureza, Ambiente e Proteção Animal.

Estudo da Cátedra REN

Uma equipa do CIBIO-INBIO revelou, através de um estudo desenvolvido no âmbito da Cátedra REN em Biodiversidade e publicado pela revista científica “PeerJ”, que a Rede Natura 2000, da União Europeia, não está a conseguir conservar uma das suas “espécies alvo” em Portugal, a ave sisão.

A águia que estava “partidinha”

No dia 19 de dezembro de 2017 foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo) na Escola Superior Agrária de Coimbra, durante uma ação de educação ambiental com crianças que estavam num campo de férias de Natal, promovido pela Associação Nacional de Animadores Sociais (ANAS).

O regresso do corvo

No dia 9 de dezembro de 2017 foi devolvido à Natureza um corvo (Corvus corax) em Gouveia. Esta ave tinha ingressado no CERVAS após ter sido resgatada de uma situação de cativeiro ilegal e apresentava danos nas penas e atrofia muscular.

Bufo-real volta à Natureza

No dia 19 de dezembro de 2017 foi devolvido à Natureza um bufo-real (Bubo bubo) em Poios, Pombal, que tinha sido encontrado no chão, incapaz de voar.

O Gavião que foi contra a janela

No dia 30 de Novembro de 2017 foi devolvido à Natureza em Viseu um gavião (Accipiter nisus) que tinha ingressado no CERVAS após ter embatido numa janela.

O pisco que apanhou boleia

No dia 22 de Novembro de 2017 o CERVAS devolveu à Natureza um pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) em Gouveia. Esta ave chegou ao centro através de um condutor que se apercebeu que esta pequena ave tinha ficado presa na grelha do seu automóvel.

Andorinhões migram para África

Entre 21 de Setembro e 31 de Outubro de 2017 foram devolvidos à Natureza em Gouveia três andorinhões-pálidos (Apus pallidus). Estes indivíduos juvenis terão sido os últimos a regressar à Natureza durante o ano de 2017 uma vez que a maior parte da população desta espécie migratória já terá migrado para África para passar os meses frios, regressando ao nosso país apenas no início da Primavera do próximo ano.

Devolução à Natureza de 4 grifos

Nos dias 18 e 25 de Setembro e 2 e 18 de Outubro de 2017 foram devolvidos à Natureza 4 grifos (Gyps fulvus) em Pinhel.

Flamingo devolvido à Natureza

No dia 28 de Setembro de 2017 foi devolvido à Natureza um flamingo (Phoenicopterus roseus) na ilha da Morraceira, Figueira da Foz.

Abelharuco curado

Abelharuco devolvido à Natureza após ter fracturado uma asa durante a sua viagem a caminho de África

CERVAS acompanha os Heróis

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens esteve presente na Covilhã onde falou com os alunos e professores sobre a importância da proteção de animais selvagens e do seu habitat.

Encontrar um animal ferido

Para saberes como deves agir se encontrares um animal ferido carregam em "ver mais"

Milhafre-preto

Este Milhafre-preto foi devolvido à natureza após um período de dez meses de recuperação no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS)

Britango

Os britangos são aves curiosas e extremamente inteligentes. Na Natureza são das poucas que conseguem utilizar objetos como "ferramentas", neste caso pedras para partir ovos.

Crias de tartaranhão

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) devolveu à natureza quatro tartaranhões-caçadores (Circus pygargus) em Urrós, Mogadouro, no Parque Natural do Douro Internacional.

Os Animais mais Famosos

Há animais que fazem mais sucesso nas redes sociais do que muitas pessoas. As contas são criadas pelos donos destes animais e chegam a ter milhões de seguidores.

Reflorestação de zonas ardidas

Um empresário de Castelo Branco ligado à silvicultura e a Câmara de Pedrógão Grande criaram um viveiro de carvalhos e de sobreiros, com cerca de cinco mil plantas, que posteriormente serão usados na reflorestação dos terrenos.

Juvenil de Açor

Esta ave de rapina foi recuperada no CERVAS. Nos últimos anos tem existido um empenho das autoridades para recolher animais que estão em posse ilegal por parte de particulares e a tendência é para um aumento progressivo de apreensões nos próximos anos.

Coruja-das-torres recolhida

A coruja-das-torres está presente em Portugal
durante todo o ano. Gosta de viver em  velhos celeiros, edifícios em ruínas, campanários e até velhas estações de caminho-de-ferro que possam ser usados como local de repouso e
nidificação.

Mocho-galego salvo de chaminé

Este Mocho-galego (Athene noctua) foi encontrado debilitado e sujo após ter entrado numa casa pela chaminé.

Hospital para animais selvagens

Sabias que muitos dos animais selvagens em Portugal enfrentam diversas ameaças e precisam assim da ajuda do CERVAS? Sabias que a maior parte das ameaças são causadas pelo ser humano? É verdade, muitos animais são feridos de forma premeditada, como por exemplo através de tiro e cativeiros ilegais.

 

Libertação de um Grifo

O Grifo é um abutre que vive nas zonhas montanhosas do sul da Europa, do sudoeste asiático e de África. Chega a medir 1 metro de comprimento e 2,7 metros de envergadura.

Encontraste um animal ferido?

Aprende como deves agir

REN parceira do CERVAS

A REN e o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vão trabalhar em conjunto em várias ações de preservação do ambiente, recuperação de animais selvagens feridos, conservação de habitats e educação ambiental.

Centro marinho Ecomare

Instalado numa das margens do canal de Mira na ria de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, o Ecomare é um centro que aposta na recuperação de animais marinhos, incluindo aves marinhas.

5 mil filhotes de tartaruga

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, juntamente com instituições e moradores do município de Pracuúba no Brasil, vai devolver à natureza cerca de 5 mil filhotes de tartaruga. 

Contagem de crias de cegonhas

A REN participou numa ação de contagem de cegonhas brancas bébés na Companhia das Lezírias.

O Primeiro Medronhal

Com o apoio da REN, o primeiro medronhal certificado do mundo cresce no concelho de Penacova ocupando cerca de 20 hectares.

O medronheiro é a árvore que dá o medronho, um pequeno fruto vermelho muito saboroso. 

Nasceram quatro tigres brancos

Nascimento de quatro tigres brancos é pouco comum.

Libertação de aves selvagens

A Quercus e a Câmara Municipal de Grândola associam-se para a libertação de 5 espécies de aves selvagens: uma Garça-real, uma Cegonha-branca, uma Gaivota-argêntea, um Bufo-real e um Bútio-vespeiro.

Heróis de toda a espécie

Cerca de 150 alunos vão aprender sobre a importância da preservação da floresta portuguesa e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas ou em vias de extinção.

Contagem de cegonhas bebés

Um projeto sobre biodiversidade, que junta a empresa Redes energéticas Nacionais (REN) e a Universidade do Porto, vai atuar na minimização de impactos ambientais, com ações como uma contagem de cegonhas bebés, com colaboração dos cidadãos.

Casal de linces libertado

Casal de linces solto na natureza inaugura época de libertação 2017

Animais salvos da extinção

Estas 10 espécies animais salvaram-se da extinção e até conseguiram aumentar a sua população.

Novos máximos na energia eólica

Registado novo máximo na produção de energia eólica de 4532 MW.

Cátedra REN em Biodiversidade

Dia 23 de fevereiro, no Auditório da Fundação Serralves no Porto, realiza-se o 1º Simpósio da Cátedra REN em Biodiversidade.

REN apoia cultura do medronho

O medronho é um pequeno fruto silvestre vermelho proveniente do Medronheiro. É muito saboroso e as suas propriedades e características são utilizadas na gastronomia, cosmética e para fins medicinais.

Energias renováveis a crescer

Energia produzida através das barragens cresceu mais de 70% em 2016. Energia solar é a próxima aposta

Comboio Inovador e Sustentável

Uma vez comboio continua a ser dos meios de transporte com menores emissões de gases de efeito estufa a empresa alemã Locomore criou um comboio que circula através de energias renováveis e que durante a viagem serve alimentos orgânicos aos passageiros.

1ª turbina de ondas a funcionar

No passado dia 24 de novembro entrou em funcionamento a primeira turbina de produção de energia através das ondas no Canadá, que irá fornecer eletricidade a mais de 500 casas.

Avanços na eficiência solar

Descoberta recente poderá revolucionar a tecnologia de células solares, com capacidade para aumentar em 50% a eficiência da energia fotovoltaica existente neste momento.

Oceanos geram 10% da energia

Os oceanos podem assegurar 10% das necessidades energéticas na União Europeia até 2050, segundo o relatório recentemente divulgado pelo Ocean Energy Forum.

Lince e águia ibéricos em risco

Lince-ibérico e águia-imperial-ibérica estão em risco devido a um vírus que ataca a população de coelhos na Península Ibérica.

Ação voluntária da Quercus

Voluntários vão plantar, a 14 de outubro, mais de 1200 exemplares de plantas dunares na Costa de Lavos, Figueira da Foz.

A REN apoiou o projecto MEDEA

A REN esteve de novo presente na Noite Europeia dos Investigadores a apoiar o projeto MEDEA.

A competição dos Cães Voadores

Realizou-se, no dia 18 de Setembro, a 2ª edição da competição “Flying Dogs” (“Cães Voadores”) em Kamnik, na Eslovénia.

REN adere ao Bike to Work

No Dia Europeu Sem Carros, 16 de setembro, colaboradores da REN partiram de bicicleta rumo à REN. 

Golfinho pré-histórico

Foram descobertos fósseis de uma espécie de golfinho que viveu há 25 milhões de anos atrás.

Floresta Comum

Ao longo das suas seis edições o projeto Floresta Comum já disponibilizou mais de 445 mil plantas de 60 espécies autóctones que foram plantadas em terrenos públicos e comunitários.

UE lista espécies invasoras

A Comissão Europeia publicou a sua primeira lista de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) que identifica 37 plantas e animais exóticos que representam uma ameaça significativa para o ambiente e ecossistemas da UE.

Heróis de Toda a Espécie

A iniciativa “Heróis de Toda a Espécie” foi distinguida com uma menção honrosa na categoria "Comunidade" nos prémios Reconhecimento Práticas de Responsabilidade Social (RPRS). 

Limpeza da Tapada de Mafra

No dia 17 de junho, dezenas de voluntários da REN, acompanhados de familiares, amigos e de jovens EPIS, participaram numa ação na Tapada de Mafra.

Avião movido a energia solar

O Solar Impulse 2, avião coberto por 17 mil células fotovoltaicas e que funciona sem recurso a combustíveis, completou a sua travessia do Atlântico.

REN na Tapada de Mafra

No dia 17 de junho dezenas de colaboradores da REN estiveram na Tapada de Mafra numa atividade de limpeza da mata.

Manjerico

Numa altura em que Lisboa se prepara para celebrar os Santos Populares, há uma planta que já perfuma toda a cidade.

1 de junho

Em Portugal, o Dia da Criança é celebrado a 1 de junho, embora a ONU tenha determinado que esta efeméride se celebre mundialmente a 20 de novembro.

382 praias de Ouro

A Quercus distinguiu com “Qualidade de Ouro” 382 praias, 338 zonas balneares costeiras, 36 interiores e 8 de transição, em reconhecimento da qualidade da água destas zonas.

O pirilampo Mágico está de volta

Cerca de 700 mil "pirilampos mágicos" estão já à venda em todo o país no âmbito da mais antiga campanha de solidariedade portuguesa com o objetivo de apoiar pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

Heróis de volta à estrada

No dia 4 de maio, a iniciativa Heróis de Toda a Espécie regressou ao contacto com os jovens, tendo visitado a Escola Básica da Mata, em Estremoz, e a Escola Básica da Horta das Figueiras, em Évora.

Heróis regressam às escolas

Depois de em fevereiro ter visitado várias escolas do Minho, a iniciativa Heróis de Toda a Espécie regressou em abril ao contacto com os mais jovens. 

Dinossauros com penas

Os dinossauros desapareceram da face da terra há 65 milhões de anos por razões que a comunidade científica ainda debate. Mas será que existem entre nós descendentes destes antigos répteis?

Biodiversidade na Viticultura

A Quercus integrou um novo projeto, a convite da Global Nature Fund, fundação internacional sediada na Alemanha.  

Semana sem Pesticidas


A Quercus junta-se à campanha internacional “Semana Sem Pesticidas”, que decorre entre 20 e 30 de março, e continua a desafiar autarquias a abandonarem os herbicidas.

Milhafre-preto libertado

No próximo dia 18 de Março, a Quercus, através do seu Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, vai devolver à natureza um Milhafre-preto (Milvus migrans). 
 

Candidaturas abertas

Está de regresso esta iniciativa que distingue os projetos nacionais mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal. 

Dia Internacional a 3 de março

No dia 3 de março celebra-se o Dia Internacional da Vida Selvagem.

 

Carnaval em Escola de Vila Verde

No âmbito do projeto Escola + Verde, o Carnaval dos alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Ribeira do Neiva, em Vila Verde, decorreu sob o signo da reciclagem e do respeito pelo ambiente.

Heróis de toda a Espécie

A REN - Redes Energéticas Nacionais, inicia esta semana uma série de ações do programa "Heróis de toda a espécie" em escolas do ensino básico de todo o país.

Descobrir os Oceanos

Já conheces este concurso promovido pela Formato Verde para a criação de um livro de banda desenhada?

Heróis chegam às escolas

Ação do "Heróis de Toda a Espécie, iniciativa da REN, teve lugar dia 11 de fevereiro na Escola 31 de Janeiro, na Parede.

Toalha repelente de mosquitos

Numa altura em que o vírus Zika está na ordem do dia, uma empresa portuguesa desenvolveu uma toalha que funciona como repelente de mosquitos.

A família das cegonhas

O género científico Ciconia é um dos presentes na família das cegonhas-brancas, a família Ciconiidae. 

Novas crias no Zoo de Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa anunciou o nascimento de duas novas crias, duas fêmeas de Órix-de-cimitarra. Esta é uma espécie de antílope que está extinta na Natureza desde 2000 e só pode ser vista em cativeiro.

Congelado há 30 anos

Cientistas japoneses trouxeram de volta à vida um animal microscópico que estava congelado há 30 anos.

Manatins fora de perigo

A população de manatins da Flórida, Estados Unidos da América, aumentou em 500% desde 1991, o que significa que a espécie já não é considerada como estando em perigo de extinção.

‘Era uma vez... na Natureza'

A REN lançou em parceria com o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus o livro de contos ‘Era uma vez... na Natureza'. 

Titulo 0601

Projeto Webcegonhas

Aurora e Girassol, duas das cegonhas-brancas marcadas com dispositivos GPS, no âmbito do projeto Webcegonhas, iniciaram no final de agosto a sua dispersão e migração para sul.

Dia de Desporto Adaptado

Junior Achievement premiada

A Junior Achievement Portugal (JAP), parceira da REN, venceu, no dia 6 de maio, em Bruxelas, o Thomas J. Bata Quality Award.  

Junior Achievement recebe prémio

A Junior Achievement Portugal (JAP), venceu, no dia 6 de maio, em Bruxelas, o Thomas J. Bata Quality Award.  

REN, FCT e UP lançam Cátedra

A REN, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto criaram uma Cátedra em Biodiversidade.

Oceano Ártico com novos mínimos

O gelo do oceano Ártico desceu este inverno para mínimos de 1979.

R&D Nester prevê energia solar

O R&D Nester desenvolveu uma aplicação que faz a previsão da produção de energia solar fotovoltaica.

 

Azevinho em Extinção

A procura crescente do azevinho, um dos mais conhecidos símbolos de Natal, está a colocar este arbusto em risco.

Vegetação absorve mais CO2

A vegetação da Europa absorve, anualmente, um volume de dióxido de carbono duas vezes superior ao que se pensava antes.

Cortiça ajuda a curar feridas

Uma substância descoberta na cortiça ajuda a matar bactérias e a curar feridas.

Lenda do Azevinho

Novo Plano para o lobo-ibérico

Vinte entidades portuguesas reuniram-se em Gouveia para discutir estratégias para a conservação do lobo ibérico em Dezembro de 2014, revela o semanário Sol.

Medronho é benéfico para a Saude

2 Novas Águias em Mafra

Águia de Bonelli em Liberdade

Como é o canto das cegonhas?